domingo, 3 de outubro de 2010

Relatório de Setembro 2010

Despois das férias em Agosto, cá estamos de novo para darmos contas das nossas actividades.
Apesar de terem sido poucas, (porque alguns ainda de férias) eis o que foi realizado:

* Remanascente
* Inovação nas aulas de viola
* Em nome do Ambiente

Desenvolvimento:

* Remanascente
Não foi possível concretizar, no passado mês de Agosto, o programa de sobrebrevivência no Vale do Homem. Entretanto, continuaremos a fazer a prospecção do rio que nos fala da Nascente.
Eis um uma foto e um vídeo do troço a montante da Ponte de Coucieiro (Vila Verde / Braga), onde o rio, pela sua turbulência, começa a assemelhar-se mais a um adolescente.





* Inovação nas aulas de viola
Aconteceu no Domingo, dia 19. Decididos a testar a ideia de "banda" (do David) nas aulas de viola,do Moinho Vivo, a primeira aula e (oito dias depois) a segunda, o ensaio teve como música No Womam No Cry, de Bob Marley. Veja quem toca o quê.


* Em nome do Ambiente
Foi na 3ª feira, dia 28, que, em nome do Ambiente que nos une, o Moinho Vivo, representado por Soliño e Duarte, estiveram, numa reunião com o Presidente da Junta, Sr. Romeu, e os representantes das Comissões do Ambiente, Ildefonso, e da Cultura, Bernardino. Dois de Novembro, será a data da próxima reunião. Apresentação e selecção de ideias sobre o Ambiente numa perpectiva cultural de inovação para a comunidade de Dume, foi a proposta para a Ordem de Trabalhos da próxima reunião.
Enquanto dialogavam, sobre a mesa, o oleão (verde com tampa amarela), servia de exemplo das ideias que funcionam, em prol do bem comum.
A propósito já foi à Junta de Freguesia solicitar o seu recipiente para colocar o óleo alimentar já "gasto". Ouça o que ele, óleo, lhe diz que quando vai a ser lançado no lava loiças ou na casa dede banho:

"Por favor preserve a àgua, os tubos, as ETAR's! Agora quero contribuir para a produção de biodiesil! Por isso vá à sua Junta de Freguesia e solicite o oleão referido e o respectivo desdobrável informativo, onde esta mensagem amiga do Ambiente está mais completa. Parabéns pela sua decisão a favor da cultura de preservação do Ambiente!"